Não dá para negar, Paraná oferece lugares de sobra para conhecer – sim, você vai precisar fazer mais de uma viagem se quiser conhecer grande parte das atrações históricas da região.
Porém, nos do O-Paraná queremos ajudar! Separamos as principais atrações turísticas e os locais que não podem ficar de fora do seu passeio.
Então, continue com a gente aqui, no O-Paraná, para escolher seu destino e fazer as malas!
Principais atrações turísticas paranaenses
Fique com a gente para conhecer as principais atrações turísticas do Paraná. Não podíamos não começar por ela – as Cataratas do Iguaçu.
Também conhecidas como cachoeiras ou queda-d’água, as Cataratas do Iguaçu situam-se dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Lá, encontra-se a maior reserva natural de floresta pluvial subtropical do mundo. Além disso, o parque também é considerado um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1986.
Situado na cidade Foz do Iguaçu, as cataratas do Parque Nacional do Iguaçu estão entre as atrações mais visitadas do estado. É uma das maravilhas da natureza, bem na divisa entre o Brasil e a Argentina.
O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, também está entre os maiores atrativos do estado. Composto basicamente por arenitos, furnas e a lagoa dourada, a área ocupa mais de 3 mil hectares – sendo coberta, em sua grande maioria, por campos naturais e uma fauna bastante variada, incluindo as espécies de lobo-guará, pica-pau e tamanduá-bandeira.
Na capital, o grande ponto turístico é o Jardim Botânico. Ele é administrado pela Prefeitura Municipal e atua nas pesquisas locais de flora. Uma boa parte desse jardim é composto de vegetação local remanescente. A estufa de ferro e vidro, com mais de 400 metros quadrados, conta com diversas amostras de plantas de regiões tropicais.
O Pico Agudo está entre as atrações mais procuradas em Sapopema. São, aproximadamente, 1200 metros de altitude e cerca de 2 quilômetros de caminhada – da base ao topo.
A cidade está a 125 quilômetros de distância de Londrina, e abriga alguns dos melhores pontos históricos do estado. A Toca da Buzina, por exemplo, é uma gruta interessante para que não tem medo de animais e nem fica nervoso com lugares apertado. Já a Casa da Pedra, é um sítio arqueológico onde foram encontrados indícios de vida primitiva – como flechas criadas a partir de pedra lascada.
O que não posso deixar de fazer quando visitar Paraná?
Quem gosta de história, Paraná – com certeza – é o destino certo. A Colônia Witmarsum, por exemplo, é uma comunidade de 2 mil habitantes. Eles transportam os turistas até um pequeno vilarejo alemão, onde você vai poder experimentar a culinária germânica e apreciar as lojinhas de artesanato.
O Museu de História Witmarsum também é uma ótima opção para quem quer ver fotos e móveis bem antigos, assim como as roupas dos antigos moradores da Fazenda Cancela – onde a colônia começou a se desenvolver.
Na região, também é possível visitar o Recanto dos Papagaios. A entrada é gratuita e você pode tomar banho nos riachos e nas piscinas naturais.
Morretes é uma das cidades históricas do Paraná. Apenas o trajeto até o local já é de impressionar, sendo uma das rodovias mais lindas de todo o Brasil. Trilhas pesadas e vistas recompensadoras podem ser exploradas no Parque Estadual de Marumbi – o ponto turístico paranaense ideal para quem gosta de aventura.
O principal atrativo da cidade é a natureza. Sendo assim, por que não tirar um dia para aproveitar o Ekôa Park? O ambiente procura conectar ainda mais as pessoas com a natureza. Além disso, a arquitetura colonial também está bastante presente e você pode admirar os edifícios históricos da cidade.